Vou comentar um pouco sobre algumas anotações que fiz na palestra da Eliziane Colares (Sócia e Diretora de Planejamento da Advance - http://www.advance.com.br/) que aconteceu na Semana dos profissionais de publicidade – 26 a 29 de abril /2011 no Auditório José Albano da UFC (Av da Universidade 2683):
Quando cheguei já havia iniciado a palestra e a Eliziane Colares estava falando de atendimento nas agências. Ela explica que o profissional do atendimento é a pessoa de relacionamento com o cliente e que cuida do dia à dia deles. A pessoa precisa está em sintonia total com seus clientes e saber "na ponta da língua", por exemplo, quanto ele pagou da última vez que pediu 2.000 folders A5. Segundo Eliziane, o atendimento tem que passar segurança.
A Sócia e Diretora de Planejamento da Advance comenta que os funcionários da agência em questão têm um limite de clientes na carteira, em torno de 15 clientes, onde, geralmente, 5 são de grande porte, para que possam atender da forma mais satisfatória possível.
Claro que ela falou muito mais, porém, estou resumindo o que deu para anotar enquanto absorvia as dicas da palestrante.
A Eliziane Colares falou também do profissional de planejamento, no caso a especialidade dela, área que exige muito conhecimento na qual existem poucos profissionais interessados e especializados para a função no Ceará ou até no Brasil. Por uma série de fatores e talvez pela pouca valorização e/ ou entendimento da sua necessidade. Ela explica que o planejador deve criar conexões entre as idéias, os dados e as percepções.
Eliziane Colares explica que existem órgãos que auxiliam na pesquisa e planejamento como a Ipsos Marplan, empresa fundada no Brasil em 1958, e desde então reconhecida como uma das mais respeitadas empresas de pesquisas do país. Reconhecida pelo mercado publicitário como referência para o planejamento estratégico de mídia - que em 2004 chegam à 46ª edição. Com um dos mais completos bancos de dados single source do mercado brasileiro.Os bancos de dados da Ipsos Marplan fornece o perfil de vários segmentos, reúne informações que permitem processamentos cruzados, tanto em hábitos de consumo e uso de serviços, quanto em atitudes, hábitos de lazer, assuntos de interesse e mídia, que indicam claramente o comportamento de targets específicos, otimizando os custos para os clientes. Essas informações abrangem os mercados: Argentina, Brasil, Chile, México e Costa Rica, por meio do EGM Latam (Estudo Geral de Meios). Maiores informações sobre a Ipsos Marplan no http://www.ipsos.com.br/m3.asp?cod_pagina=1083.
Outro órgão é o IBOPE http://www.ibope.com.br/calandraWeb/servlet/CalandraRedirect?temp=0&proj=PortalIBOPE&pub=T&db=caldb.
Porém, custa caro ter acesso a essas informações, e, por isso, poucas agências utilizam. Então é necessário "cair em campo", fazer ligações, entrevistas, etc.
A palestrante utiliza como exemplo uma pesquisa da quantidade de donas de casa da faixa etária X que têm filhos. Mesmo com esses dados, é necessário um estudo ainda mais aprofundado. As pessoas possuem um mundo de diferenças próprias.
Segundo Eliziane Colares, percebe-se quando em uma campanha houve o acompanhamento de um profissional do planejamento e quando não houve. Ela cita como exemplo que a campanha da PEPSI "pode ser" é notavelmente bem planejada. Também comenta que não é interessante que o mesmo profissional seja atendimento e planejamento ao mesmo tempo.
Outros comentários relevantes na palestra foram as relações da pessoas com as marcas. De como os indivíduos interpretam, julgam, ou absorvem certas marcas. As pessoas identificam a personalidade das marcas, e elas sentem-se atraídas ou não pela identidade que a marca passa.
A palestrante explica que é importante, no processo de planejamento estratégico, fazer pesquisas de mercado, e que não é interessante terceirizar esse serviço. É viável que a pesquisa seja feita por um profissional que conhece bem o cliente. Pois, quando o trabalho é terceirizado, a pesquisa termina sendo apenas um preenchimento de formulário, sem esmiuçar os fatores mais relevantes.
Eliziane Colares define o perfil do Planejador como um profissional multidisciplinar, que precisa ser um pouco de psicólogo, um pouco de antropólogo, sociólogo, administrador. Ela comenta que o planejador precisa ser curioso, dinâmico, questionador, sedutor, catalizador; Acima de tudo disciplinado, organizado.
Durante a palestra foi mostrada a campanha da Corrida Pague Menos: "A vida sempre te convida a correr".
http://www.youtube.com/watch?v=ODyhWzuuGvo
Eliziane explica que fizeram pesquisas para identificar o perfil de pessoas que se interessam por corridas, no estilo "maratona", e identificaram a faixa etária de 30 a 45 anos, na maioria buscando mais qualidade de vida, diversão, do que o próprio prêmio. Geralmente, os que realmente se interessam em ganhar o prêmio, são em menor número e são pessoas de baixa renda, e que realmente precisam do dinheiro. O público-alvo são pessoas que geralmente possuem uma vida corrida e têm filhos; Dormem cedo e acordam cedo para praticarem exercícios, principalmente caminhadas e coopers.
O diferencial da "Corrida Pague Menos" foi a modalidade amadora, para iniciantes, com apenas 1 Km. Incentivando aos que não praticavam esse tipo de esporte.
No final ela indicou alguns filmes que retratam a vida de um planejador, entre eles: Do que as mulheres gostam - http://www.youtube.com/watch?v=99-8-9az2To , Doce Novembro http://www.youtube.com/watch?v=Tm249Zbv42Y&playnext=1&list=PL52E94A05C4D13647
Dedicada aos alunos de comunicação social, especialmente das Faculdades Cearenses, e aos caras que fazem o Rafiado http://www.rafiado.com/ , o melhor site relacionado a publicidade e propaganda no Ceará.
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